Lufthansa apresenta a nova Germanwings


Misturar premium com baixo custo, tudo no mesmo avião: a gigante alemã Lufthansa já deu a conhecer os principais detalhes da nova Germanwings, a transportadora que, tendo como ponto de partida a atual transportadora germanwings, irá concentrar os voos domésticos e todos aqueles europeus à partida dos aeroportos alemães que não Frankfurt (FRA) e Munique (MUC), e que agora são (ainda)operados pela Germanwings, Lufthansa e Eurowings. Afusão jurídica entre as duas empresas (a Direct Services e a LH) dar-se-à a 1 de janeiro de 2013 mas os resultados serão observáveis apenas a partir de 1 de julho, data em que toda a rede europeia da Lufthansa que não os voos de/para Munique e Frankfurt passará a ser operada pela nova Germanwings.

Aos atuais 32 aviões Airbus A319/320 da germanwings, juntar-se-ão mais 29 unidades transferidas diretamente da Lufthansa dos mesmos modelos e mais 23 aeronaves Bombardier CRJ 900 que, atualmente nas cores da Lufthansa, passarão a ser os responsáveis pelas rotas regionais e de menor densidade da nova transportadora híbrida. A frota será assim de 84 aeronaves, dado que a empresa mãe decidiu não transferir a totalidade dos aparelhos da Direct Services para a nova Germanwings, ao contrário do que estaria, a princípio, definido.

A estrutura tarifária da nova empresa procura, como acima se disse, misturar tudo num só avião procurando captar tanto o típico passageiro premium como o económico particularmente atento às melhores tarifas. Os tipos de tarifas disponíveis serão, assim, a Best, a Smart e a Basic.

A tarifa Best procura cativar o passageiro premium, seja no segmento de negócios seja em férias.Para tanto, tais passageiros  contarão com as três filas dianteiras que têm maior espaço entre os assentos, permite ainda  as típicas mordomias da executiva: acesso aos lounges da rede Star Alliance, check-in prioritário, bagagem de porão gratuita de 23 quilos, refeições e bebidas à la carte a bordo e flexibilidade na alteração da reserva e no cancelamento do bilhete, numa categria de preços que oscilará entre os 199 e os 399 Euros, preço base, dependendo da rota. Resta saber, por exemplo, como será possível assegurar o mesmo padrão de comodidade sugerido para esta tarifa em aviões francamente mais pequenos como o CRJ 900.  Sabe-se que a tarifa Best não estará disponível para Portugal, dado que a empresa procurará aplicar esta classe apenas nos mais exigentes voos de negócios dentro da Alemanha e desta para o Reino Unido, Suíça, Áustria, França e Rússia.

A tarifa Smart permitirá a reserva nas filas dianteiras do avião. Inclui um snack e bebidas não-alcoólicas e um limite de bagagem de porão gratuita de 23 quilos, com tarifas que, nos melhores casos, começarão nos 53 Euros. Os passageiros que comprem uma tarifa Basic,terão um serviço puramente low cost com, preços disponíveis a partir de 33 Euros.

Este modelo não é, de todo, novo, sendo porventura uma nova novidade na Europa. O padrão híbrido de serviço dentro da mesma aeronave com uma só classe de assento e diferentes classes tarifárias foi instalado nos exatos termos agora definidos pela Lufthansa em 2010 pela longínqua Air New Zealand, quando confrontada com a concorrência das companhias low cost no popular mercado dos voos Trans-Tasmânicos. Por essa altura, a empresa neozelandesa criou 4 classes tarifárias a bordo do mesmo avião com os passageiros da dianteira a receberem refeições, acesso a lounge e bagagem de porão e os da parte traseira a terem, apenas, o seu lugar. A experiência da Air New Zealand tem sido coroada de sucesso e conseguiu  estancar a sangria de tráfego para a low cost Jetstar da rival australiana Qantas.

Em Portugal, recorde-se, a Lufthansa opera de  para Frankfurt, Munique e Dusseldorf,  assegurando, também e à partida de  para Frankfurt. Este ano a companhia apostou no aumento da frequência das suas ligações à partida de Faro e iniciou uma ligação semanal, já iniciada, do Funchal para Berlim e Dusseldorf.

Por seu turno, a subsidiária para o mercado do baixo custo Germanwings opera à partida de  para Colónia, e, de Março a Novembro, à partida de  para Colónia e Estugarda.

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis]  


Comentários

EMBARQUE POPULAR