Turquia: o maior aeroporto e a maior rede de países servidos


Em 2023 celebra-se o centenário da República de Ataturk e os turcos parecem apostados em afirmar o apogeu geopolítico do seu país a todos os níveis, incluindo o da aeronáutica civil. 

A Turkish Airlines tornou-se, por estes dias, na companhia aérea do mundo com mais países servidos: 205 cidades em 90 países. A ratio de crescimento das operações da transportadora é enorme: só neste ano de 2012 foram lançadas 30 novas rotas e reforçadas outras já existentes (por exemplo, a ligação a  Lisboa passou a diária). Não se bastando, a empresa fez já saber que em 2023 conta ser a transportadora com a maior rede destinos de todo o mundo (presentemente, encontra-se na sétima posição).

Ao desenfreado crescimento, responde o Estado turco com o lançamento das obras daquele que será o maior aeroporto do mundo em termos de passageiros por ano, com uma capacidade projetada de 150 milhões/ano, muito superior ao atual recorde do mundo (Atlanta, EUA, com 92 milhões de passageiros) e 10 vezes mais do que move o aeroporto de lisboa ou 25 vezes superior aos atuais movimentos anuais de passageiros em Faro ou Porto.

O novo aeroporto deverá alavancar as ambições expansionistas quer da Turkish Airlines quer das pujantes low cost turcas como a Pegasus ou a Anadolujet.

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis]

Comentários

EMBARQUE POPULAR