Qatar Airways prepara-se para aderir à Oneworld


A Qatar Airways, eu ontem início oficial ao processo de integração na aliança aérea oneworld, liderado pela holding IAG - International Airlines Group, dona da British Airways e da Iberia, depois de especulação que vinha alimentado o mercado e as publicações especializadas há meses. Um processo de integração que, segundo a Aliança, demorará 12 a 18 meses, fará da Qatar a primeira companhia das 3 grandes do Médio Oriente (Etihad, Emirates e Qatar) a juntar-se a uma aliança internacional, sendo, no entanto, a segunda companhia aérea do Médio Oriente a entrar na oneworld, depois da Royal Jordanian, a primeira a juntar-se a uma aliança, em 2007.

A Qatar Airways, eleita pela prestigiada agência de notação Skytrax como a “Companhia aérea do Ano”, nos dois últimos anos, era também, até ontem, a segunda maior do mundo que não estava ligada a nenhuma aliança. 

As mudanças no mercado do Médio Oriente estão, no entanto, para durar. Note-se que, curiosamente, foi esta adesão por parte da Qatar conhecida no mesmo dia em que outra gigante do Médio Oriente - a Etihad -, dona de parte  da Air Berlin (membro recente da Oneworld), deu a conhecer um acordo de codeshare com a Air France_KLM, membros da aliança rival Skyteam. Isto tudo, recorde-se ainda, pouco tempo depois da "surpresa" que foi o término unilateral por parte da Qantas da sua aliança com a British Airways (ambas membros da Oneworld) a que se seguiu o namoro da australiana com a poderosa Emirates.

A prestigiada e conhecida Qatar Airways, que se auto intitula companhia mundial 5 estrelas, é a companhia estatal de bandeira do Qatar, servindo uma rede recentemente alargada a 120 cidades em todos os continentes com uma frota de 97 aeronaves e uma impressionante encomenda de outros 117 - incluindo os super jumbo A380 - afirma-se como uma das mais luxuosas, conhecidas e notáveis companhias aéreas. 

A oneworld, por seu turno, passará a contar, deste modo, com 856 destinos em 159 países, e uma frota conjunta de 2.600 aviões e cerca de 1 milhão de passageiros por dia. 

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis]

Comentários

EMBARQUE POPULAR