wizz air passa a cobrar bagagem de mão - até 30 euros por bagagem.



Como temíamos já há algum tempo, a tendência chegou à Europa: A empresa de voos a baixo custo de capital polaco-húngara Wizz Air anunciou, na semana passada, o  início de um período de testes durante o qual passará a cobrar aos seus passageiros uma taxa pelo transporte de bagagem de mão.

O modelo seguido será, tudo indica, em muito semelhante ao das suas congéneres americanas Spirit Airlines (que abordámos aqui) e Allegiant Air (aqui explicado): as meras malas de senhora, pequenos sacos ou pastas de trabalho serão transportadas gratuitamente. Contudo, tudo o que seja superior à 42x32x25 cms - isto é, a vasta maioria dos trolley-mala utilizados pelos passageiros - será taxado a Eur. 10.-(online), 20.- (no aeroporto) ou 30.- (se comprado na porta de embarque) por mala de mão, num sistema de taxas ainda assim bem mais simpático do que as as tarifas de bagagem de mão praticadas pelas transportadoras americanas (recorde-se, podem já chegar, em alguns casos, aos 100 USD/76EUR).

Por ora, o novo regime será aplicado desde 1 de Agosto até 30 do mesmo mês, apenas nos voos da rota Londres-Katowice, na Polónia, sendo bem provável que o regime seja depois alargado ao total da extensa operação da Wizzair.

Quanto tempo demorará a Ryanair a adotar semelhante medida?

A wizzair está presente em praticamente todos os mercados europeus, da Geórgia a Espanha, do Reino Unido ao Chipre mas não opera para qualquer aeroporto português.

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis]

Comentários

EMBARQUE POPULAR