Faro: Aer Lingus prepara-se para servir Belfast City em vez do principal Belfast International


A transportadora estatal irlandesa Aer Lingus, companhia prestadora de um serviço low fare, prepara-se, tudo indica, para anunciar dentro de dias uma mudança das suas operações na capital da Irlanda do Norte, deixando de servir o principal Belfast International e servindo o bem mais pequeno, mas muito mais central, Aeroporto de Belfast City.

Tal decisão está obviamente relacionada com o recente e repentino cancelamento de todas as operações da BMI Baby que levou a que o mercado português perdesse, entre outras, a rota de Faro para Belfast City.

A decisão deverá, segundo a BBC, ser concretizada nos próximos dias e permitirá a transportadora irlandesa fugir à concorrência do Aeroporto Internacional de Belfast onde demandam muitas outras rivais (por exemplo, nos voos para Faro, a easyjet, a Jet2 e a Thomson) e apresentar nítidas vantagens comparativas face aos seus concorrentes: um terminal muito mais pequeno, e rápido, a apenas 10 minutos do centro da cidade.

Contudo, os contornos desta operação não são ainda claros: o Aeroporto Belfast City é dotado de uma pista de apenas 1800 metros e no limite da operacionalidade para uma aeronave B737/300 em operações de distância relativamente grande como foi a ligação da BMI Baby a Faro. Resta saber se a Aer Lingus se encontra em condições técnicas de assegurar as mesmas rotas e, sobretudo, outras que detém à partida de Belfast International e que se revelarão de muito difícil operação à partida de Belfast City: desde logo, e mais flagrante, Lanzarate, voo de cerca de 5 horas efetuado em A320, quase sempre cheio de passageiros e combustível.

A empresa, cujo capital maioritário pertence ao estado Irlandês, foi fundada em 1936, dispondo, atualmente, de uma frota de 53 aeronaves (incluídas nesta cifra a 6 aeronaves da divisão Aer Lingus Regional) e encomenda confirmada de mais 11.

Em Portugal opera diariamente de para Dublin, Belfast e Cork e, semanalmente, de para Dublin e Cork (esta última, rota de base sazonal).

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis

Comentários

EMBARQUE POPULAR