Jazeera Airways lança voos para o Iraque


Mais do que um lançamento de uma rota, este é um momento verdadeiramente histórico. Volvidos quase 22 anos sobre a invasão iraquiana do Kuwait e a concomitante Guerra do Golfo, as atuais autoridades iraquianas voltaram a autorizar os voos comerciais entre os dois países vizinhos sendo a companhia kuwaitiana de voos a baixo custo Jazeera Airways a única transportadora certificada para tal efeito. Serão iniciados voos da cidade do Kuwait para Najaf e Bagdade.

Mas o caminho para chegar a tal abertura foi longo e recheado de processos judiciais internacionais e diplomacia económica de alto nível.

A Kuwait Airways, companhia de bandeira e pública do Estado do Kuwait (cujos jumbos 747, a título de curiosidade, eram vistos frequentemente em Faro nos anos 90 executando voos VIP), reivindicava o ressarcimento dos danos provocados pela invasão iraquiana de 1990 e que se traduziu na vandalização e destruição de 10 aeronaves e de parte do aeroporto da capital kuwaitiana, numa indemnização pretendida de 1200 Milhões de Euros a ser paga pela Iraqi Airways, empresa do estado iraquiano que, à altura, fez seus os aviões kuwaitianos.

Perante o não pagamento da fatura,a Kuwait Airways dedicou parte do seu tempo a fazer a "vida negra" aos iraquianos da Iraqi Airways, lançando processos judiciais globais nas mais diversas jurisdições. Em Abril de 2010, quando se celebrava o lançamento do primeiro voo comercial entre Bagdade e Londres, numa tentativa de regresso à normalidade da Iraqi Airways, o presidente da empresa foi surpreendido por uma ordem judicial de arresto no aeroporto de Gatwick da aeronave iraquiana, imposta pela Kuwait Airways, visando o pagamento das suas dívidas.Os kuwaitianos conseguiram que os aviões iraquianos no estrangeiro tivessem, em face das mais diversas providências cautelares, dificuldades até em obter combustível e/ou alimentação.


Março passado, e aquando de uma visita do atual Primeiro Ministro iraquiano ao Kuwait, foi obtido um acordo de composição do problema, com o pagamento de uma indemnização de 500 Milhões de dólares americanos.

Jazeera Airways, empresa low cost com base na cidade e estado do Kuwait, apresenta um leque de 30 destinos à partida do Kuwait, atingindo, por exemplo, Istambul, Alexandria ou Beirute. Tendo sido fundada em 2004, ano da liberalização do mercado kuwaitiano, voa com uma frota de 7 Airbus A320 aos quais se juntarão 4 novas aeronaves também Airbus prestes a ser entregues à transportadora. A empresa estancou os planos de expansão que detinha: chegou a ter 12 aeronaves ao serviço e encomendas fechadas para mais 29 unidades A320. No entanto, cancelou, recentemente, 25 unidades dessa encomenda à Airbus.

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis


Comentários

EMBARQUE POPULAR