e o mais movimentado aeroporto do mundo...continua a ser Atlanta

(foto satélite parcial dos variados terminais do Aeroporto de Atlanta - Hartisfield Jackson International)

O ACI - Airport Council International (Conselho Internacional dos Aeroportos), uma entidade global destinada à promoção da colaboração entre entidades gestoras aeroportuárias dos diversos países, deu a conhecer, como tem feito sucessivamente nos últimos 20 anos, a lista de aeroportos mais movimentados do mundo no que toca ao ano de 2011.

Sem surpresa, o gigantesco Atlanta - Hartsfield Jackson International, placa giratória sede da americana Delta Airlines, localizado em Atlanta, capital do estado federado da Geórgia, Estados Unidos da América, continua a liderar o ranking global quer de passageiros quer de movimentos, atingindo a espectacular cifra de 92365860 passageiros e 993921 movimentos (aterragens e/ou descolagens).

Em segundo lugar, surge o Aeroporto de Pequim (com 77,4 Milhões de Passageiros) e, em terceiro, pole position europeia, Londres (Heathrow), com 69,4 Milhões de passageiros, retirando o 3º lugar mundial em termos de passageiros a Chicago O'Hare que detinha o posto em 2010. Não surpreendentemente, os maiores crescimentos são verificados nos mercados emergentes (Jacarta, Indonésia, com mais 19,4%; Bangkok, Tailândia, com mais 12%; Singapura e Xangai, China, coma mais 10%; Istambul (Ataturk), com mais 16,3%) e, ainda....em Schipol, a plataforme que serve Amesterdão, com mais 10% de passageiros em 2011 do que em 2010.

Seguem-se os principais 10 classificados, por categoria.

NÚMERO DE PASSAGEIROS
  1. Atlanta (Hartsfield Jackson)
  2. Pequim (Capital)
  3. Londres (Heathrow)
  4. Chicago
  5. Tóquio (Haneda)
  6. Los Angeles (LAX)
  7. Paris (Charles de Gaulle)
  8. Dallas/Fort Worth
  9. Frankfurt
  10. Hong Kong
 NÚMERO DE MOVIMENTOS
  1. Atlanta (Hartsfield Jackson)
  2. Chicago 
  3. Dallas/Fort Worth
  4. Denver
  5. Los Angeles
  6. Charlotte
  7. Pequim (Capital)
  8. Las Vegas
  9. Houston
  10. Paris (Charles de Gaulle)
MOVIMENTO DE CARGA
  1.  Hong Kong
  2. Memphis
  3. Xangai
  4. Anchorage
  5. Seul (Incheon)
  6. Dubai
  7. Frankfurt
  8. Louisville
  9. Paris (Charles de Gaulle)
  10. Tokyo (Narita)

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis

Comentários

EMBARQUE POPULAR