Verão IATA 2012 em Lisboa: um festim de novas rotas e crescimento não obstante algumas notáveis reduções...


Em este é o ano de todas as novidades. Eis o que nos traz o Verão IATA 2012, que começa no próximo fim de semana, para a pista da Portela:

 A easyJet aumentará a capacidade de diversas rotas suas. Mas o facto verdadeiramente festivo está na inauguração da tão esperada base lisboeta, com o lançamento de cinco novas rotas para Amesterdão, Copenhaga, Astúrias, Veneza e Bordéus...todas a partir do terminal 2, agora quartel general da transportadora laranja na capital portuguesa; 

A aumentará a sua rota para Eindhoven e lança a aposta de Nantes; A Air Europa procederá à introdução de uma quarta ligação diária no mercado imensamente concorrencial das ligações a Madrid e a retoma, com a presente temporada, as suas ligações sazonais semanais de Cork a e aumenta para diárias as ligações da capital irlandesa para a portuguesa; A vueling reforçará a sua capacidade para Barcelona e aposta numa nova ligação a Paris Orly; a Blue Air regressará, em Julho, para ligações de época alta a Bucareste; E se a BMI Baby não retoma a sua ligação sazonal de Manchester a , operando apenas à partida de Birmingham, a TAP surge com importantes novas apostas lançando ligações a Berlim e a Turim e aumentos de frequências noutras rotas como , Funchal, Sal, Praia,  Accra (de 4 para 5 voos semanais), Miami (de 5 para 6 voos semanais), São Paulo (Viracopos, com 4 voos por semana em vez de 3), Belo Horizonte ( aumento de uma frequência semanal, passando a rota a diária) e Paris, entre outros. Luanda, pela TAP, receberá, não obstante, uma redução de 12 para 10 voos semanais e Natal de 4 para 3.


De regresso às boas notícias, a Transaero aumenta a frequência do Lisboa-Moscovo, a Turkish incrementa de 5 voos por semana para um voo diário a sua rota para Istambul e a El Al lança uma ligação semanal em B757 a Tel Aviv.

A Volotea iniciará, ainda, uma rota bissemanal para Ibiza a 16 de Junho em Boeing B717.

Mas a novidade -a que todas falam - é mesmo outra: a nova rota diária da Emirates para Lisboa à Dubai, em Boeing B777/200, que catapultará a Portela para um novo pólo qualitativo no que toca à sua estratégia de hub.

Em resumo, Lisboa prepara-se para um festim de novas rotas que serão - tudo indica - suficientes para compensar o abrandamento ( e até desaparecimento) de alguns atores tradicionais do mercado.


Uma análise das mais relevantes alterações de tráfego neste período de Verão IATA 2012 para todos os principais aeroportos do país pode ser consultada aqui.

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis

Comentários

EMBARQUE POPULAR