blogger convidado: Viajar Low Cost

No nosso espaço aberto aos blogger convidados, trazemos hoje Marco Ramos, o autor do sítio noticioso Viajar Low Cost dedicado às novidades provenientes do mundo da aviação e viagens a baixo custo. Segue-se o seu gentil contributo para o AIR LOW COST INFO


2012 será, certamente, em Portugal um grande ano no que toca à aviação low cost. Várias são as novidades já anunciadas e muito haverá ainda por desvendar até ao final do ano. Um dos grandes momentos do ano será, com toda a certeza, a inauguração da base da easyJet em Lisboa. Com a base da easyJet, vêm 80 postos de trabalho e 5 novas rotas já anunciadas: Astúrias, Amesterdão, Bordéus, Copenhaga e Veneza. Vêm, também, a promessa de 15 novas rotas a criar gradualmente nos próximos 5 anos. Algumas dessas rotas serão, possivelmente anunciadas a breve prazo. No Viajar Low Cost, não esperámos pelo fim do jogo e fizemos um prognóstico. Certo será que a easyJet quererá aproveitar a oportunidade para reforçar a sua aposta no segmento de negócios e muitas dessas rotas deverão ligar a capital portuguesa a outras grandes cidades europeias. Dentro desse objectivo, é muito provável que a easyJet venha a ligar Lisboa ao Porto. Com o anúncio da base da easyJet, muito se tem, igualmente, especulado a propósito da low cost laranja poder vir a ligar Lisboa aos Açores. Se os contornos políticos não parecem simples, o desejo crescente manifestado sobretudo pelos açoreanos em ter alternativas nas ligações entre o arquipélago e o continente, nomeadamente em grupos de interesse na Internet, não deixará de, pelo menos, elevar a expectativa quanto a essa possibilidade. 

Mas nem só da base da easyJet viverão as novidades na aviação low cost em Portugal. No final de Abril deverá ser anunciada a decisão do grupo de trabalho que estuda a localização do novo aeroporto low cost de Lisboa. Alverca, Montijo e Sintra parecem ser as hipóteses mais fortes. Independentemente da localização da nova infra-estrutura, os voos low cost deverão sofrer um novo impulso na capital. A Ryanair tem-se manifestado atenta e é antigo o desejo da low cost irlandesa operar em Lisboa, apesar dos vários avanços e recuos. É conhecida a opção da low cost de Michael O'Leary por operar em aeroportos secundários, como consequência mais baratos, exigindo no entanto um tempo de "turnaround" baixo, um factor que não deverá ser descurado no processo de decisão. É, pois, bem provável que com o anúncio da localização do novo aeroporto low cost se conheçam novos desenvolvimentos neste namoro antigo.

O início de 2012 tem, igualmente, sido pautado pelo aparecimento de novas companhias low cost com origem no Sul da Europa. Se a Iberia Express, da estatal espanhola Iberia, tem tido a sua génese marcada por alguma tensão social, já a Volotea, dos fundadores da Vueling, tem causado grande sensação pelo ritmo com que anuncia novas rotas. Da Iberia Express ainda não se conhecem rotas para Portugal, tendo a Volotea já anunciado a ligação entre Porto e Veneza. Face ao objectivo da Iberia Express de reforçar as ligações aos voos de longo curso da companhia mãe, é, no entanto, de esperar que surjam novidades nas ligações entre Portugal e o país vizinho. Por outro lado, não é de descurar que, tendo em conta a estratégia da Volotea, venham a ser anunciadas mais rotas a partir de Portugal pela recém-fundada companhia. Das restantes companhias low-cost já a operar em Portugal destaque para a Transavia. O seu forte crescimento em Portugal e o recente anúncio de algumas novas rotas de Portugal para França e Holanda deixam no ar a possibilidade que novas novidades poderão surgir a breve prazo. Resumindo, 2012 será, com toda a certeza, um grande ano para a aviação comercial low cost em Portugal. Novas rotas já surgiram, outras deverão ser anunciadas entretanto. Quem, como nós, gosta de viajar, aplaude. De pé.

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, anossa versão para dispositivos móveis 

Comentários

EMBARQUE POPULAR