blogues em destaque: aerOPOrto



Francisco Sá Carneiro tem crescido de forma contínua e manifesta nos últimos anos, captando novas rotas para novos destinos, afirmando-se, de idêntico modo, como ponta de lança da importância geopolítica e económica da Área Metropolitana do Porto e maior aeroporto do noroeste peninsular.

Tal fenomenal crescimento - traduzido em sucessivos recordes e na ultrapassagem, em passageiros e apenas no ano de 2011, do aeroporto de Faro, apresenta, no entanto, fortes desafios no médio e longo prazo.

Em primeiro plano, o Aeroporto do Porto perdeu, nos últimos anos, algumas das operadoras que o demandavam como a British Airways, a Air France ou a Alitalia (e a Iberia começa já a reduzir as suas operações) sendo o tráfego dessas legacy substituído pelas low cost Ryanair, easyJet e Transavia. Mais, a  preponderância da Ryanair é cada vez mais significativa sendo inegável que grande parte do crescimento de tráfego de Francisco Sá Carneiro tem sido alicerçado na contínua expansão da gigante irlandesa do baixo custo, conhecida pela sua forte capacidade de, pura e simplesmente, abandonar um determinado aeroporto quando este não lhe fornece as condições que entenda, quase sempre de forma unilateral, serem as necessárias. Por assim ser, o ritmo de crescimento de Francisco Sá Carneiro deverá abrandar este ano em face, não apenas, das condições económicas adversas mas, também, pelo caráter muito mais tímido (por comparação aos demais anos) do crescimento da Ryanair.

Por outro lado, a privatização da TAP e da ANA colocam, ainda, sério desafios ao maior aeroporto do noroeste peninsular. Quem virão a ser os novos donos da TAP e que interesse terão em Francisco Sá Carneiro? É duvidoso, por exemplo, que o grupo IAG (Iberia/BA) continue a apostar na plataforma de hub da Portela. Quanto mais no Porto.

De idêntico modo, o modelo de privatização da ANA traz desafios muito mais importantes para o Porto do que, por exemplo, para Faro.

Isto tudo, o dia a dia da estrutura, o seu devir, os novos operadores, pormenores da atividade e tudo o que de interesse tenha para o Aeroporto do Porto é referido com regularidade no blog aerOPOrto sendo este, não raras vezes, primeiríssimo espaço para conhecimento de todas as novidades relacionadas com o tema.

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis

Comentários

EMBARQUE POPULAR