Alitalia funde-se com low costs Windjet e Blue Panorama


A transportadora 'de bandeira' italiana Alitalia prepara-se para ganhar quota de mercado com a aquisição de duas transportadoras italianas suas rivais - a Blue Panorama e a companhia de voos a baixo custo WindJet. Não obstante disporem estas duas transportadoras de relevantes redes de ligações internacionais, a vantagem para a Alitalia revelar-se-à, essencialmente, no mercado doméstico onde a concorrência destas empresas é pronunciada. Caso a operação de fusão venha a ser aceite pelas autoridades italianas de regulação da concorrência, a principal transportadora transalpina verá a sua quota de mercado subir de 19% para 27%, distanciando-se da sua principal rival -a irlandesa Ryanair.

Recorde-se que a operadora de baixo custo WindJet dispõe de uma frota de 12 aeronaves A320, mantendo uma rede consolidada de ligações domésticas e um mercado internacional crescente focado nas ligações para a Europa central e de leste, de onde se destacam as rotas de Itália para Moscovo, Bucareste, Praga, Kiev e São Petesburgo, podendo a sua dinâmica de "budget carrier" ser particularmente atrativa para o negócio da Air One, a low cost da Alitalia.

Por seu turno, e não obstante a sua operação doméstica e internacional de pequeno curso através da filial low cost Blu Express, a compra do grupo Blue Panorama trará à Alitalia a incorporação de mais destinos de longo curso, sendo os aviões B767 da Blue vistos usualmente pelos aeroportos das Caraíbas e América Latina, em particular, Cayo Largo, Havana, Cancun, mas também pelo Brasil, Quénia e Maldivas.

A concretizar-se a operação, o Grupo Alitalia poderá ficar detentor de uma algo confusa e extensa lista de companhias aéreas -a principal Alitalia, as regionais Alitalia Express e Alitalia Cityliner, a Blue Panorama e as low costs Air One Smart Carrier (incluindo a operacionalidade tecnicamente não cessada da Volar Airlines), Blu Express e Windjet - e com uma ainda mais dissonante frota de aeronaves, que incluirá B777s e A330, Airbus 319 e Embraers, A350 e Sukhoi SSJs...

[esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO. Consulte, também, a nossa versão para dispositivos móveis

Comentários

EMBARQUE POPULAR