fusão LAN e TAM cria a maior companhia aérea da américa latina



A Autoridade da Concorrência do Brasil, o CADE, aprovou, embora com algumas restrições, a fusão da TAM com a chilena LAN, formando a maior companhia aérea da América Latina a LATAM. 

A fusão - que já havia sido aprovada pela Autoridade da Concorrência do Estado Chileno - estava, na prática, dependente apenas do término do procedimento administrativo brasileiro sendo que, visando a manutenção das condições de concorrência no setor, foram impostas algumas restrições. Desde logo, e como não poderia deixar de ser,  a nova transportadora deverá fazer parte de apenas uma aliança internacional de empresas aéreas. Recorde-se que a brasileira  TAM está na Star Alliance, ao lado da TAP, da Lufthansa, da Air New Zealand e da americana United, entre outras ao passo que o Grupo LAN está na One World, com American Airlines , British Airways e Iberia

Mais, a Autoridade da Concorrência impôs. também, que a nova LATAM cedesse direitos de aterragem que detém (slots) na rota São Paulo - Santiago do Chile, possibilitando a entrada de concorrentes, designadamente as transportadoras de baixo custo brasileiras GOL e AZUL.

A nova transportadora terá 40 mil funcionários, 220 aeronaves, e 115 destinos servidos em 23 países, segundo, por ora, expectável que venham a ser mantidas ambas as marcas.

 [esta e demais notícias e promoções, também na página facebook do AIR LOW COST INFO.

Comentários

EMBARQUE POPULAR