novidades BMI Baby: nova rota FARO-BELFAST (city) e cancelamento das ligações LISBOA -MANCHESTER e FARO - CARDIFF

A companhia britânica bmi baby - subsidiária para o setor low cost da transportadora bmi-, anunciou, esta semana, a criação de uma base operacional no George Best Belfast City Airport, o aeroporto que serve o centro da capital da Irlanda do Norte e que está situado apenas a 3 quilómetros do coração de Belfast.

Com a criação da base, à qual serão afetadas duas aeronaves B737/300, a anuncia um leque de novas rotas do seu novo hub que incluem o início de uma ligação a , por ora apenas com duas frequências semanais às terças feiras e domingos e com início previsto para 27 de Março de 2012.

Trata-se da primeira ligação de ao aeroporto Belfast city, considerada já a mais longa rota a descolar daquele aeroporto do centro da capital da Irlanda do Norte, dotado de uma pista de apenas 1800 metros e no limite da operacionalidade para uma aeronave B737/300 em operações de distância relativamente grande como será a ligação à capital algarvia.

Recorde-se que esta rota entrará em concorrência indireta com a easyjet, Aer lingus, Thomson Airways e Iberworld que operam, respetivamente, 6, 5, 2 e 1 frequências semanais à partida de para Belfast, mas aterrando no comparativamente maior e mais distante do centro Aeroporto Internacional de Belfast.


Refira-se que Faro é a terceira ligação internacional mais importante do principal aeroporto de Belfast em número de passageiros voados, a seguir a Paris e Málaga.

Por outro lado, e para acomodar a expansão prevista em Belfast (city), a BMI Baby anunciou que, no final da presente época de Verão IATA 2011, encerrará as suas bases no Aeroporto de Manchester e em Cardiff cancelando, respetivamente, 13 e 9 rotas naqueles aeroportos.

A ligação -Manchester é cancelada deixando a TAP como única operadora da rota. De algum modo, tal situação não será de espantar quando se sabe que a reestruturação das rotas da low cost BMIbaby obedece a comandos estratégicos da empresa BMI, detida a 100% pela Lufthansa e parceira da TAP na Star Alliance.

De idêntico modo, a popular rota Faro-Cardiff também será encerrada em Novembro de 2011 em face da decisão por parte da transportadora de terminar as suas operações naquele aeroporto, deixando a Thomson Airways, com os seus voos sazonais, como a única transportadora a assegurar ligações entre Faro e a capital do País de Gales.

O desinvestimento no Aeroporto de cardiff, em linha, aliás, com a crise de tráfego que aquela estrutura atravessa, está relacionada com a presença na vizinhança do Aeroporto de bristol, dotado de duas bases Ryanair e easyjet.

Em Portugal, e atualmente, a BMIBaby opera à partida de , e durante todo o ano, para os aeroportos de Birmingham, Cardiff e East Midlands sendo que, à partida de vem assegurando ligações sazonais a Manchester.

Comentários

EMBARQUE POPULAR