Ryanair propõe lançar 14 novas rotas em Shannon

A , transportadora irlandesa e maior empresa low cost europeia, propôs esta semana à DAA Dublin Airport Authority, concessionária e gestora do aeroporto irlandês que serve a cidade de Shannon, o lançamento de 14 novas rotas e o incremento de 1 Milhão de passageiros, já para este verão IATA 2011, esperando a resposta da DAA até dia 5 de Março.

Recorde-se que a transportadora irlandesa manteve uma séria contenda comercial com administração daquele aeroporto, tendo invocado a (então recém criada) taxa de partida de 10 Euros imposta pelo Governo irlandês para abandonar o aeroporto deixando-o praticamente sem voos e na falência grande parte da actividade comercial da região oeste irlandesa. Recentemente, e no quadro de uma disputa judicial entre a DAA e a Ryanair por esta ter abandonado o acordo que havia ajustado com o Aeroporto de Shannon, chegaram as partes a transacção judicial nos termos da qual ficou a Ryanair obrigada ao pagamento de uma indemnização de 3.7 Milhões de Euros por incumprimento do acordo de tráfego.

No entanto, recentemente e em face redução da taxa imposta pelo Governo de 10 para 3 Euros, decidiu a Ryanair lançar 4 novas rotas em Shannon. Agora, surgem novas notícias segundo as quais a transportadora terá oferecido à DAA o lançamento de 14 novas rotas naquele aeroporto, mediante a verificação de algumas condições contratuais.

Assim, a Ryanair aguarda resposta até próximo dia 5 de Março acerca da aceitação, ou não, do pagamento por parte da DAA à Ryanair de 4,3 Euros por cada passageiro transportado, pagamento esse relizado sob forma de redução de taxa, isenção de custos pela assistência a passageiros com necessidades especiais, gabinetes, salas de tripulação e balcões de check in gratuitos e, ainda, o reembolso da indemnização paga nos termos do acordo judicial acima referido.

Caso a DAA aceite os termos da proposta Ryanair, uma das rotas a ser muito possivelmente (re)lançada será , pois que esta era das rotas mais rentáveis da base Ryanair de Shannon sendo o seu regresso pretendido quer pela grande procura irlandesa quer pelos agentes turísticos algarvios.

Em Portugal, a Ryanair disponibiliza voos de para 31 destinos com os seus 7 aviões baseados na capital algarvia e do para 32 aeroportos com 5 aeronaves em Francisco Sá Carneiro.

Comentários

EMBARQUE POPULAR