Norwegian com crescimento de 18% de passageiros em Dezembro | code share com Finnair deverá ser anunciado brevemente




A Norwegian Air Shuttle, terceira maior low cost europeia e maior companhia aérea norueguesa, registou no passado mês de Dezembro um crescimento de 18% no número de clientes transportados, num total de 996332 passageiros. Não obstante, os indicadores yield (isto é, a rentabilidade que uma transportadora aérea retira de cada passageiro por quilómetro/milha voad@) registam uma perda anual de 8%.

Por outro lado, sabe-se também que o acordo de code share entre a low cost norueguesa e a companhia de bandeira finlandesa Finnair deverá ser anunciado ainda este trimestre, a tempo de iniciar a sua vigência com o programa de operações do Verão IATA 2011 das duas companhias, em Março de 2011.

O acordo, que segundo fontes da Finnair não pôde entrar em vigor mais cedo por incompatibilidades informáticas dos sistemas de reservas das duas empresas, traduzir-se-à numa transferência de passageiros das rotas regionais e europeias da Norwegian para os voos de longo curso da Finnair à partida de Helsínquia.

A low cost Norwegian, por seu turno, evidencia assim o seu desejo de se iniciar no mercado de longo curso, para o qual encomendou, em Novembro passado, 2 novíssimos B787 Dreamliners, aeronave da construtora americana Boeing concebida justamente para esse mercado e que ainda não se encontra em exploração comercial, e que se juntam à encomenda de já efectuada pela transportadora norueguesa para 67 aeronaves Boeing tipo B737/800. No entanto, sabe-se que as encomendas dos B787s poderão ser aumentadas até um total de 15 unidades no médio prazo.

A Finnair é a maior companhia finlandesa, membro da aliança Oneworld, sendo que, com 64 aeronaves, serve 66 destinos em todo o Mundo, tendo-se especializado de mercado de longo curso da Europa para a Ásia. Em Portugal serve Faro (em Boeing B757) e Lisboa (em A320), mas apenas de Abril a Outubro.

A Norwegian Air Shuttle, empresa low cost norueguesa, serve cerca de 90 destinos na Europa, norte de África e Médio Oriente, com uma frota de 55 aeronaves. Em Portugal, assegura voos apenas de Faro para Oslo, Copenhaga e Estocolmo, durante todo o ano.

Comentários

EMBARQUE POPULAR