falência da Oasis HongKong

Terá sido, muito provavelmente, a primeira grande experiência nas ligações de baixo custo de longa distância. A Oasis - Hong Kong Airlines foi fundada em 2005 e teve o seu o seu voo inaugural, de Hong Kong para Londres (Gatwick), a 26 de Outubro de 2006.

A companhia surpreendeu o mercado ao disponibilizar na sua rota tarifas desde 128 dólares americanos por segmento de voo ou, tão somente, 80 euros por um voo de Londres para Hong Kong.

Ao cabo de apenas 6 meses de actividade, a transportadora registou resultados operacionais positivos. Tal sucesso poderá ser explicado pela popularidade atingida no mercado, ao apresentar um nível de conforto que se marcava por um serviço de bordo de qualidade, não abdicando dos standarts praticados pelas concorrentes. A título de exemplo, e em classe económico, o "seat pitch" (o espaço entre os assentos dos passageiros) dos seus Boeing 747/400 era o mesmo que os da Air Canada ou da Cathay Pacific. E ainda maior que os da British Airways.

Não obstante, e à semelhança de tantas outras, a companhia não conseguiu resistir à subida imparável do preço dos petróleo e à queda do valor do dólar americano. A sua liquidação judicial foi hoje ordenada.

Comentários

EMBARQUE POPULAR